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A alimentação pode ser uma grande aliada para proteger o coração

 

Chocolate amargo: quanto mais cacau na fórmula, mais flavonoides (antioxidantes que ajudam a reduzir o LDL). Dê preferência para aqueles que tem alto teor de cacau e são mais amargos. Só tome cuidado com a quantidade, pois mesmo sendo mais saudável, o chocolate amargo ainda é rico em gorduras saturadas e açúcar.
  • Abacate: como já falamos várias vezes, o abacate é rico em gorduras boas e também possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim. Embora no Brasil o costume seja comê-lo em preparações doces, essa fruta vai muito bem em sanduíches e saladas, tais como o tradicional guacamole mexicano.
  • Chá verde/preto: os chás derivados da planta Camellia sinensis são muito benéficos para a saúde e, entre outros benefícios, diminuem o risco de doenças cardíacas. Se forem consumidos sem açúcar, melhor ainda.
  • Oleaginosas: as castanhas, as amêndoas, as nozes e o pistache são ricos em ácidos graxos poli-insaturados. Podem ser consumidas em pequenas porções entre as refeições ou até em saladas e outras preparações.
  • Grãos integrais: cevada, aveia e arroz integral oferecem uma grande quantidade de fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Em vez de grãos e farinha refinados, dê preferência para tudo o que for feito com ingredientes integrais: pães, biscoitos, massas etc.
  • Feijões: não importa o tipo (preto, branco, lentilha, grão de bico etc.), são ricos em fibras solúveis e, por isso, grandes aliados do coração.
  • Frutas e vegetais em geral: sempre que possível, dê preferência para o consumo de frutas, legumes e verduras. A grande maioria é rica em fibras e em vários nutrientes que ajudam na manutenção da saúde em geral.

4 respostas para “A alimentação pode ser uma grande aliada para proteger o coração”

  1. Odile Gomes disse:

    Olá,
    Adorei o seu site. Eu própria já fui gordinha :), mas com muita força de vontade e aconselhando-me bastante em sites de emagrecimento, consegui perder 38 Kg.
    Estou aqui para dar bastante força a todas as pessoas que pretendem perder peso de uma forma saudável.
    Não desistam. Acreditem no vosso crer.

  2. janete disse:

    muito bom o seu artigo

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